Que nessa quinta-feira é feriado santo isso todos sabem, mas, o verdadeiro significado do dia de Corpus Christi poucos ainda conhecem. Foi pensando nisso que resolvi dar uma breve explicação sobre o que esse dia significa para nós católicos.
O dia de Corpus Christi, é celebrado já há um bom tempo desde a Idade Média. Ele nasceu quando uma freira agostiniana, Juliana, começou a ter visões eucarísticas e isso perdurou por quase 30 anos. Em uma de suas visões a freira obsevou um disco redondo com uma mancha preta no seu centro e constatou que a lacuna significara a ausência de uma data festiva que comemorasse a Eucaristia. Juliana então recorreu ao papa vigente da época, o Papa Urbano IV e ele instituiu após o relato da freira ,no ano de 1246, o dia de Corpus Christi (do latim, Corpo de Cristo).
Durante o passar dos anos a festa tornou-se universal, na época colonial a procissão do dia de Corpus Christi estava entre as principais comemorações religiosas da Monarquia Portuguesa. Hoje, celebrar o dia de Corpus Christi significa para os cristãos lembrar entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue em nome de nossos pecados e para que anunciemos a Boa Nova.
A festa é comemorada numa quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade e do domingo pentescostal. Trata-se de uma comemoração pública, pois celebra Jesus no meio dos homens, por essa razão ela é caracterizada por procissões em que fiés de todas partes do mundo saem as ruas anunciando o amor de Cristo que nos concedeu seu corpo e sangue.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe sua opinião para o grupo Kairós a respeito desse tema;D