domingo, 29 de maio de 2011

O Dom das Línguas

Nesse último domingo de maio, o grupo Kairós começou sua jornada em mais um seminário: o de Dons do Espírito Santo. Para começar essa caminhada de ensinamentos foi nos explicado o que é o Dom das Línguas.

Paulo, um dos coordenadores e pregadores do grupo, começou nos explicando que existem basicamente dois tipos de dons: os infusos, que são pedidos como conselhos, piedade; e os efusos que são dons espirituais nos dados, como o dom da fé, das linguas e todos os espirituais.

Vale lembrar, antes mesmo que explicamos mais sobre o dom das linguas, que os dons são dados por Deus a quem caminha em busca da santidade, e a quem já tem o maior dom de todos que é a caridade. Por isso, quando recebemos os dons devemos aceitá-los humildemente e saber o dever que temos com ele, o de estar a serviço do próximo.

A primeira passagem biblíca que nos mostrou o dom das línguas foi a  de Pentecostes quando os apóstolos reunidos, após cinquenta dias da morte de Jesus,  pediram que o Espírito Santo se manifestasse sobre eles. Esse manifesto foi através das linguas de fogo,  todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). Segundo São Paulo, foi dado o dom das línguas aos apóstolos e o dom da interpretação desses gemidos aos que assistiam a oração.

Para compreendemos melhor o por quê da manifestação do dom das línguas vejamos as santas palavras de  São Paulo: "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos"(RM 8, 26-27).

Aos que nunca viram anteriormente uma pessoa orando ou até mesmo falando em línguas, esse dom pode soar como estranho, incompreensível. Mas, por estar na santa palavra  por ser comprovado como dom divino devemos procurar vivê-lo e exercitá-lo. Afinal, muitas vezes, vamos orar e não sabemos certamente que palavras utilizar ou como evocar o Senhor, e é essa a missão do dom das línguas que abre uma exceção entre os dons do  espiríto santo, pois, age a serviço do próximo e em cunho próprio.

Para finalizar é importante frizar que no dom das línguas existem três realidades: orar em línguas, falar em  línguas( e interpretar) e cantar em línguas. Outra palavra também nos esclarece essa vocação santa: "Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento."(CO 14, 15).

Veja abaixo para entender um pouco mais sobre o dom das línguas, um episódio da série Êxtase: Ritos sagrados exibida pelo Fantástico (Rede Globo), que nesse episódio mostra o significado do orar em  línguas.



Aline Rodrigues Imercio

Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Seguidores