segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Dom da Profecia


No primeiro domingo de junho, o grupo seguiu com seu seminário de dons o tema da semana foi o Dom da Profecia. E para conversar conosco sobre esse dom divino contamos com a presença do membro do grupo de oração Novo Amanhecer, Wagner Psil.

Para começar a explicação, Wagner nos esclareceu que o dom a Profecia é  um dom superior ao dom das línguas, até porque o dom das línguas é o menor de todos os dons mas que abre as portas para que outros se proliferem. Além disso, o dom das línguas ele age em beneficio próprio de quem o possui , enquanto a profecia serve para ser benéfica para a comunidade como um todo. É exatamente o que diz 1CO 14:4 :“O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.”
Quanto ao dom específico da profecia vimos que ele possui basicamente dois sentidos. O primeiro é de que todos nós quando somos batizados, somos chamados a ser profetas de Deus e sacerdotes, em outras palavras, se caminhamos na vida religiosa, a praticamos e defendemos nossa fé, já somos profetas de Deus. Nesse primeiro sentido, Wagner, ainda ressaltou que o lema de um profeta de Deus é  o seguinte : “Um Profeta de Deus denuncia a mentira e anuncia a verdade”.
O segundo sentido do Dom da profecia, é realmente a vocação profética. A Profecia carismática ,de acordo com que nos foi explicada, é aquela que se manifesta em um determinado grupo ,que deve estar em oração e ao qual Deus deseja enviar um recado. Diante dessas condições  Deus concede a um dos membros o dom  da profecia e transmite uma mensagem que deseja que esse grupo receba. Essa pessoa que recebe a graça desse dom, deve ser alguém que já caminhe na fé e tem o dever de escutar atenciosamente a mensagem e a transmitir aos demais do grupo, mensagem essa que pode vim em uma linguagem inteligível ou na língua dos anjos .No segundo caso Deus concede o dom a outro membro de interpretação dessa língua.
 Outro ponto importante que foi incluso nessa explicação, é o de que a Profecia é um dom do espírito que é trazido a alguém que esteja realmente preparado a isso tanto espiritualmente quanto mentalmente.  Afinal, é um dom que requer cuidados e discernimentos. Quem recebe a profecia deve saber se é exatamente uma profecia divina, um fruto da imaginação ou até mesmo uma profecia demoníaca. Para saber se é uma profecia divina, o religioso deve entender que as mensagens proféticas divinas, mesmo que venham em forma de conselhos mais rígidos, são sempre transmitidas com amor e  causam paz e nunca medo ou pânico. Que é o que diz exatamente Ts. 5:19-21: “Não extingais o Espírito.Não desprezeis as profecias.Examinai tudo. Retende o bem”.
Enfim nessa reunião dentro do seminário de dons, em que recebemos a presença de Wagner, podemos entender pouco mais sobre o dom da Proecia. E que é um dom que sempre nos traz crescimento para seguir  o caminho certo, com o poder do amor de Deus.

Aline Rodrigues Imercio


Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Seguidores