sábado, 21 de janeiro de 2012

Anjos


A palavra “ Anjo “ soa com ar protetor a todos nós, os anjos estão presentes nas orações, nos filmes que vemos, nas lindas canções religiosas e nos conselhos de nossas mães quando nos dizem “ Peça ao seu Anjo da Guarda”. Mas o que as pessoas realmente  sabem sobre os Anjos ? Muito mais do que simples criaturas com as asas, os anjos tem a especular missão de fazer a intermediação entre o céu e a terra,  entre o homem e Deus.Nesse breve texto, procurarei explicar um pouco do que são os Anjos para os católicos e como eles  são divididos e denominados.

Anjos da Guarda

“Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra” (Sl 90,11-12). É assim que esse belo trecho bíblico refere-se aos anjos, como sendo criaturas mandadas por Deus para nos proteger e nos guiar. Os Anjos da Guarda nos acompanham desde o momento em que saímos do ventre  materno e assumem a missão de serem os guardiões da nossa vida até o momento em que nossa alma alcance a eternidade. Em outras palavras,  os Anjos da Guarda são os companheiros protetores que temos ao decorrer de nossa longa caminhada ao Céu.

Os Anjos da Guarda são semelhantes a nós, porém são puros de espírito e destituídos de matéria, eles não tem corpo material e sim uma alma capaz de nos compreender. São criaturas belas e delicadas, com asas que simbolizam a intermediação que fazem entre nós e o Altíssimo. E estão conosco em todo e qualquer momento, mesmo em circunstâncias que nos afastamos de Deus, eles estão lá prontos para nos ajudar a seguir o caminho de graça novamente. Eles jamais desistem de cada um de nós, porque essa é a missão que eles têm, dada por Deus.

O dia em comemoração ao Santo Anjo da Guarda para os católicos é 02 de outubro, mas não devemos nos lembrar da existência de nossos anjos somente nessa data até porque os anjos não se lembram de nós somente em nosso aniversário. Devemos sim, ter uma comunicação diária com nosso Anjo da Guarda, vendo-o sempre  como uma criatura capaz de transmitir nossos pedidos a Deus e um amigo leal. A oração abaixo é muito famosa e simples, mas que tem o poder de estabelecer nossa conexão com nosso protetor angelical.


Oração ao Anjo da Guarda
Santo Anjo do Senhor,
Meu zeloso guardador
Se a Ti me confiou
A piedade divina
Sempre me rege,
Me guarde,governe e ilumine
Amém.



Os nove coros de Anjos


A Bíblia Sagrada citou os anjos em nove  Coros ou Ordens Angélicas: Serafins, Querubins,Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos.E em sua obra Suma Teológica, São Tomás deu uma melhor noção de como cada um desses anjos agiam e quais suas missões, ele realizou a divisão desses coros em três esferas, como vemos abaixo:

Hierarquias

Primeira esfera:
 Formada por anjos que glorificam e contemplam a Deus, tendo um contato direto com o criador.Dedicam-se a amar, adorar e glorificar ao Altíssimo. São os anjos mais próximos ao Senhor, os Querubins, Serafins e Tronos.

Serafins:
Do hebraico “ aquele que arde”, os Serafins possuem chamas douradas e prateadas e seis asas. São os anjos mais velhos e mais próximos de Deus, encarregados de serem guardiões do trono divino e transmitirem o fogo do amor de Deus aos outros anjos.
“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”
Isaías 6:1-3



Querubins:
Possuem quatro cabeças, quatro asas e quatros olhos e tem o dom de espalhar a Sabedoria. São conhecedores e mensageiros dos Mistérios Divinos e também, os anjos mais citados  nas sagradas escrituras (cerca de 80 registros). No ínicio da criação diz-se que os querubins são responsáveis por guardarem o caminho a Árvore da Vida no Paraíso.
“E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.”(Gn2,4)







Tronos:




São  conhecidos como os “Redemoinhos da Luz . Considerados músicos dos céus, os Tronos estão sempre com harpas ou cítaras nas mãos. Passam missões para os coros de graus inferiores e mostram a divina Onipotência de Deus a Eles.













Segunda esfera:
Pertencem a essa hierarquia os anjos que acolhem a grandeza do Criador , são os Anjos do Plano da Eterna Sabedoria. Esses anjos também são conhecidos como os governantes de fato, responsáveis pelos acontecimentos do Universo. Pertencem a essa classe o coro das Dominações, Protestades e Virtudes.

Dominações:



Conhecidos como “Ministros de Deus”, os anjos pertencentes ao coro das Dominações são enviados por Deus para as missões mais relevantes.  Exercem domínio sobre os coros de anjos inferiores e possuem uma espada, símbolo de poder.

"Algumas fileiras do exército angélico chamam-se Dominações, porque os restantes lhe são submissos,ou seja, lhe são obedientes" São Gregório 






Protestades:









São conhecidos como os anjos da concentração, porque levam o pensamento em Deus. A espada flamejante que carregam, é para proteger os homens de forças malignas. Cuidam também, dos quatro elementos: fogo, ar, terra e água.









Virtudes:




São os anjos responsáveis por afastarem todos os obstáculos que ameacem a realização das vontades do criador. Representados por jovens fortes e saudáveis, esses anjos são capazes de afastarem terremotos, maremotos e por eliminarem as fraquezas humanas. Aqueles que sofrem por fraquezas físicas ou espirtuais podem evocar pelo Santo Anjo do Coro das Virtudes.







Terceira Esfera:
A terceira esfera  é composta pelos anjos que estão mais próximos de nós. Realizam a vontade de Deus e conhecem a fundo cada ser humano a que devem proteger. Fazem parte da esfera: os principados, arcanjos e anjos.

Principados:



Os anjos pertencentes ao  coro dos principados são responsáveis por levarem a mensagem de Deus aos líderes, reis , governantes. A fim de que a proteção do povo seja garantida. Porém quando as vontades de Deus, que o principado alerta, não são cumpridas eles tornam-se Anjos Vingadores, capazes de derramar a dor para que a misericórdia e o amor de Deus voltem a reinar.


“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia.” (Dn 10,13)

Arcanjos:
Miguel, Rafael e Gabriel são anjos pertencentes ao coro dos Arcanjos, que tem a muita importância por apresentar anjos profundos conhecedores dos Mistérios de Deus. Gabriel foi quem anunciou a Maria sua espera pelo filho do Rei dos Céus, Miguel mostra-se profundo conhecedor dos mistérios divinos na Bíblia e Rafael é descrito no livro sagrado por Tobias. São encarregados por Deus a missões extraordinárias e mistérios que estão acima da compreensão humana.

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”, 1Ts 4.16.


Anjos:
Esses coro é o dos Santos Anjos, que estão mais próximos de nós e recebem as tarefas dos anjos de coros superiores e a executam.Já citamos o coro desses anjos, no tópico Anjos da Guarda. Pois é esse coro que nos acompanha e faz nossa constante proteção.


"Eis que envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. Respeita a tua presença e observa a tua voz, e não lhe sejas rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão, pois nele está o Meu Nome. Mas se escutares fielmente a sua voz e fizeres o que te disser, então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários"(Ex 23, 20-22)

Agora que já citamos todas as hierarquias angelicais e a função de cada coro, vale a você, leitor,dedicar-se um pouco a descobrir ainda mais sobre essas criaturas que zelam por nossa proteção aos mandos de nosso amado Deus. Os anjos estão presentes, cabe a nós aceitarmos sua ajuda e reconhecermos como amigos e fiéis protetores.

Aline Rodrigues Imercio
Fontes:wikicancaonova
Mundoestranho.abril.com.r/hierarquiadosanjos
Bíblia Sagrada



Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Seguidores