quarta-feira, 14 de março de 2012

Convites do Grupo Kairós

Você que acompanha sempre o blog do Kairós, tem agora uma oportunidade de nos conhecer e de vim participar conosco de nossos eventos. Veja abaixo os convites para nosso tradicional retiro Nova Vida, ao qual vamos acompanhados do grupo Novo Amanhecer, e também para o torneio animado de Vídeo Game que ocorrerá na Pallotti! Programe-se!




domingo, 11 de março de 2012

Ler a Bíblia. Comece hoje essa prática!

O grupo de jovens Kairós voltou de suas férias no final de fevereiro com um propósito principal: formação. Sim, chegamos a conclusão de que precisávamos aprofundar nossos conhecimentos à respeito do que é ser cristão, dos significados dos rituais da Igreja e principalmente no de 5 pedrinhas que fazem a diferença na vida de qualquer católico: o Rosário, a Bíblia, Eucaristia, Confissão e Jejum. Comecemos então pelos mistérios e poderes bíblicos.
Para começar, podemos destacar que a Bíblia não é um livro, mas sim uma biblioteca, como bem salientou a participante Gabi, que nos falou um pouco mais sobre o Bíblia Sagrada.Uma biblioteca porque ela é composta de vários "livros" que são escritos por diversos apóstolos e o Antigo Testamento.
Por toda sua intensidade e importância, a Bíblia é um alimento para a alma do cristão. É através dela que conhecemos os milagres divinos, os ensinamentos de Deus e os passos de Jesus. O mistério da fé está na Bíblia. Assim, lê-la é fundamental para qualquer religioso, e a leitura diária exige muita disciplina. Foi para isso que recorremos aos passos de leitura da Bíblia, descritos no livro "A Bíblia foi escrita para você", do Padre Jonas Abid.

Passos:
-Leia a Bíblia todos os dias
Sem abrir exceções, devemos fazer da leitura diária da Bíblia um hábito como o de tomar banho ou vestir-se.

-Tenha uma hora marcada para as leituras
Programar a hora diária das leituras é uma ótima opção.Reserve seu horário de maior absorção e aprendizagem, de manhã ou de noite e leia as escrituras sagradas.

-Marque a duração do tempo de leitura
Marcando o tempo de leitura, você evitará ler muito em um dia e pouquíssimo em outro. Comece com meia hora diária, ou o tempo que te for disponível, e depois vá aumentando. Dez minutos bem lidos são melhores que uma hora mal lida.

-Escolha um bom lugar
Opte por um lugar tranquilo para fazer sua leitura, para que não haja interrupções ou ruídos que possa te desconcentrar.

-Leia com a caneta na Mão
Grife e anote as passagens que mais te tocarem, para que você lembre delas depois

- Faça tudo em ambiente de oração
A leitura da Palavra é uma busca pelo Deus Vivo. Esteja aberto para ouvir o que Deus quer te mostrar todos os dias.

-Faça o seu diário Espiritual
Faça de um caderno um diário anote suas reflexões para que mais tarde, você possa vivê-las novamente. Para começar siga esse modelo:
Diário Espiritual
Data:
Texto:
Mensagem de Deus para hoje:
Promessa de Deus:
Ordem de Deus:
Princípio Eterno:
Como posso aplicar isso em minha vida:

Seguindo esses passos fielmente a leitura da Bíblia se tornará algo agradável e indispensável em sua vida. Mas, claro que podemos perdidos de onde começar essas leituras, quais são as partes mais essenciais. É isso que o roteiro, disponibilizado pela Gabi, nos mostra abaixo:

Plano de Leitura

  1. Carta de São João. O que diz: A certeza da Salvação.
  2. Evangelho de São João. O que diz: Milagres e Ensinamentos de Jesus Cristo.
  3. Evangelho de São Marcos. O que diz: Vida de Jesus.
  4. Cartas de São Paulo. O que dizem: Ensinamentos de São Paulo dirigem às primeiras Igrejas que ele formou e procura agora consolidar. Ler na ordem: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses,1° e 2° de Timóteo, Tito e Filêmon.
  5. Evangelho de São Lucas. O que diz: Narração mais detalhada.
  6. Livros dos Atos dos Apóstolos. O que dizem: Ação do Espírito Santo na Igreja, após a Ascensão de Jesus.
  7. Cartas aos Romanos. O que dizem: Ensinamentos doutrinários.
  8. Ler o Novo Testamento todo, desde o Evangelho de São Mateus até o Apocalipse
Enfim, desta maneira você estará cada vez mais próximo de Deus e sua fé se fortificará mais ainda com os ensinamentos bíblicos. Não deixe de ler a Bíblia, ela pode ser um instrumento de transformação em sua vida.

Aline Rodrigues Imercio.




Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Seguidores