terça-feira, 28 de junho de 2011

Princípios do Namoro Cristão

Essa semana, o Kairós contou com a presença do jovem Thiago Thomaz Puccini (autor do blog "Dia Sagrado"). Ele veio conversar conosco sobre um dos temas de mais sucesso entre seus posts o Namoro Cristão, seus significados e escolhas.

Para começar o nosso bate papo, Thiago nos convidou a debatermos o que é importante em um namoro. As respostas foram muitas: "é  preciso pôr as qualidades acima dos defeitos'', ''é importante ter maturidade de ambas as partes'' e '' é bom conhecer a pessoa''.  E foram respostas exatas segundo nosso palestrante, para ele no namoro cristão é necessário que conheçamos o nosso companheiro e avaliemos se aquela é realmente a pessoa certa, tendo sempre em vista que o namoro pode levar ao firmamento do sacramento matrimonial.

Outro ponto foi debatido, o namoro de hoje. Nós, jovens, sabemos que essa moda do ''ficar'' é comum em nosso meio, mas, Thiago nos convidou a realmente analisar a essência daquela pessoa que gosta de sair para festas e ficar com mais de dez pessoas em uma noite só. São pessoas, segundo ele, que não estão afim de valorizar o sentimentalismo e sim a atração física e carnal. Além disso, também tratam-se de pessoas que são de certa maneira egoístas porque valorizam somente seu próprio interesse, sua própria necessidade sem avaliar se o outro envolvido nessa relação pode realmente ter se iludido com aquele momento. O que torna-se algo errado no âmbito do amor real, como São Paulo nos diz: “O amor não busca seu próprio interesse”, (1 Cor 13).

O namoro cristão verdadeiro que é aquele que devemos viver, de acordo com Puccini, deve ter um ínicio já fixado no respeito. O começo ideal é aquele em que se começa relacionar pela amizade, que pode ou não levar a algo mais sério como o namoro, de acordo com o interesse de ambas as partes. Caso o resultado dessa amizade seja um namoro, segundo ele, devemos viver mais o sentimentalismo nessa relação do que o amor carnal. É como se comparássemos o amor Eros com o amor Ágape, o amor Eros é aquele em que há paixão e interesse físico momentâneo e o Ágape é aquele amor que Jesus viveu, o amor que não cobra, não vê interesses,  que valoriza a essência e  que devemos viver em um namoro ou qualquer outro tipo de relacionamento (fraternal, de amigo, paternal).

Além disso, foi nos mostrado  que em um namoro é importante que o casal não se isole do convívio social. É importante recorrer ao conselho dos pais e amigos fiéis quando algum problema surge na relação, buscando dicas de pessoas que já viveram aquele momento. E se caso o relacionamento realmente não der certo, o desânimo não pode tomar conta, devemos acreditar que Deus reservará algo melhor para nós e levarmos os erros dos outros relacionamentos como lições para envolvimentos futuros.

Por fim nosso coordenador Paulo, nos citou uma frase muito sábia de Santa Teresa de Jesus que deve ser levada para o dia a dia de um relacionamento  : " É justo que muito custe o que muito vale." E nos lembrou que um relacionamento sério tem um  resultado muito satisfatório: uma família que vive no Amor de Deus.

Aline Rodrigues Imercio




Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Seguidores