quinta-feira, 23 de junho de 2011

O princípio de uma caminhada

No dia de hoje, completamos 1 MÊS DE NOSSO BLOG e os motivos para comemorar são muitos.

Alcançamos a marca de aproximadamente 700 visualizações,ou seja, vocês leitores se interessam pelo tema maior de nosso blog: a caminhada com Deus no Grupo de Jovens Kairós. Nossa rotina domingo a domingo, tem o interesse de muitos e essa é a nossa motivação..... fazer um blog cada vez mais interessante,com assuntos muitas vezes não explorados abertamente e mostrando, através dos testemunhos, como o poder de Deus em nossas vidas faz toda a diferença.

Hoje, através do blog (da ajuda do nosso amigo Thiago Puccini, blogueiro do DiaSagrado– vide link ao lado esquerdo da página – e do Facebook –''compartilhar” ), conseguimos que as pessoas conhecessem um pouco de nós, seja no Brasil ou seja no mundo (tivemos visualizações em países como EUA e Alemanha) . Os próprios participantes, assim, podem recapitular reuniões passadas, sem deixar “nada em branco” e refletir sobre elas.

Está sendo um grande desafio e uma grande motivação para todos nós.

Mais uma vez:

“OBRIGADO”

É o princípio de uma caminhada do blog e o princípio de uma caminhada para o Grupo de Jovens Kairós, que começa uma nova página, mais profunda e bem mais próxima de Deus.

Deus abençoe a todos !




Gabriela Cavalcante

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O significado de Corpus Christi

Que nessa quinta-feira é feriado santo isso todos sabem, mas, o verdadeiro significado do dia de Corpus Christi poucos ainda conhecem. Foi pensando nisso que resolvi dar uma breve explicação sobre o que esse dia significa para nós católicos.

O dia de Corpus Christi, é celebrado já há um bom tempo desde a Idade Média. Ele nasceu quando uma freira agostiniana, Juliana, começou a ter visões eucarísticas e isso perdurou por quase 30 anos. Em uma de suas visões a freira obsevou um disco redondo com uma mancha preta no seu centro e constatou que a lacuna significara a ausência de uma data festiva que comemorasse a Eucaristia. Juliana então recorreu ao papa vigente da época, o Papa Urbano IV e ele instituiu após o relato da freira ,no ano de 1246, o dia de Corpus Christi (do latim, Corpo de Cristo).

Durante o passar dos  anos a festa tornou-se universal, na época colonial a procissão do dia de Corpus Christi estava entre as principais comemorações religiosas da Monarquia Portuguesa. Hoje, celebrar o dia de Corpus Christi significa  para os cristãos lembrar  entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue em nome de nossos pecados e para que anunciemos a Boa Nova.

A festa é comemorada numa quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade e do domingo pentescostal. Trata-se de  uma comemoração pública, pois celebra Jesus no meio dos homens, por essa razão ela é caracterizada por procissões em que fiés de todas partes do mundo saem as ruas anunciando o amor de Cristo que nos concedeu seu corpo e sangue.


Outra tradição presente na festa de Corpus Christi no Brasil é a confecção de tapetes com retratos de Cristo feito com pó de serra, borra de café e areia colorido. Esse costume foi herdado por nós dos portugueses, que tinham o costume de preparar o caminho para procissão sagrada. Com a chegada da arte barroca a modelagem dos tapetes tornaram-se mais incrementadas e a tradição intensificou-se mais especialmente no Brasil.


Portanto, o feriado de Corpus Christi é um momento para que possamos refletir a entrega do corpo e sangue de Jesus e a santíssima Eucaristia. Participe também dessa festa em sua Paróquia e propague cada vez mais o amor de Cristo ao próximo.
Aline Rodrigues Imercio   

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A fé e os Dons da Cura e do Milagre

O Seminário de Dons do Espírito Santo, chega ao seu fim com aa explicação dos dons da cura e do milagre. Para conversar um pouco mais para o grupo Kairós sobre esses dons, contamos com a presença dde Vinícius e Patrícia, membros da comunidade Shalom.

Para começar nosso diálogo, Vinícius propôs ao grupo uma meditação para que pudessemos imaginar em que ponto nos colocamos na nossa fé. Uma passagem foi nos mostrada com o propósito dessa meditação (Ma 8, 5:10) : "E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.''Após a leitura dessa passagem Vinícius fez uma pergunta para concluímos essa meditação : "Será que igual ao centurião confiaríamos em um Salvador que se diz curar apenas com o dom da sua divina palavra?".É algo para refletirmos.

Após essa reflexão, ele nos explicou um pouquinho mais sobre a intensidade da fé. Que ela atinge seu ápice de intensidade quando confiamos sem ver óticamente o que será feito, apenas seguindo os passos que Deus nos envia. Além disso, foi nos mostrado que existem dois tipos de pessoas que possuem fé: aquela que não conhece a Deus verdadeiramente e pede algo de seu interesse na fé de alcançá-lo e aquela que consegue em enxergar que o único propósito da fé é alcançar, buscar e confiar em Cristo Jesus.Nosso real propósito é mergulhar na fé do Cristo ressuscitado.

Diante dessa detalhada explicação sobre a fé, Vinícius nos esclareceu quais são as diferenças entre Cura e o Milagre. Entendemos que, a Cura é algo que mediante a força humana se pode realizar. Por exemplo, quando se pede a cura de uma doença o Senhor intercede para que a medicina possa alcançar essa salvação.Já o Milagre é uma intervenção divina, algo realmente sobrenatural realizado diante da fé e por Jesus. Um exemplo bíblico de milagre entre tantos outros, é o da Ressurreição de Lázaro (Jo 11) quando Jesus permite que Lázaro morra antes de poder curá-lo de uma enfermidade, para que o povo que desacreditava de seu poder o visse promover a ressurreição de seu amigo, diante da fé de Maria e Marta que nem por um minuto desacreditaram na força divina.

O membro da comunidade Shalom ainda nos lembrou, que precisamos hoje pedir pela intercessão divina em algumas curas: a cura da cegueira, a cura da nudez e a cura da surdez espiritual. A cura da cegueira, para que consigamos ver o poder de Deus em nossas dificuldades; a cura da nudez que temos medo de realizar diante de Deus, temos medo de nos desarmar quando vamos falar com Ele, de não impor condições para que Ele realize sua obra; e a cura da surdez espiritual para que saibamos ouvir a voz de Deus em nossos obstáculos.

Por fim, Vinícius nos mostrou a seguinte passagem (Atos 20, 7:12) :''E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu.E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados".E nos fez refletir de que nós somos o jovem que caiu na missa, ele se encontrava sem sentido e direção, mas ficou curado após escutar as palavras que Deus enviou para ele através de seu servo. Ouçamos então as palavras que Cristo tem para nos transmitir através de pessoas enviadas, porque são essas mensagens que nos trarão a Salvação.

Aline Rodrigues Imercio




Vinicius e Patrícia, da Shalom

Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Seguidores