sexta-feira, 20 de julho de 2012

Círculo da Amizade com o tema: Amigos

O grupo Kairós resolveu criar mais um vínculo, além das já conhecidas reuniões de domingo. Sob ideia de nossa participante Luane Stradiotto e família, o Kairós agora se reúne para tratar temas que envolvem nosso dia a dia. Não é que deixamos a Bíblia de lado,pelo contrário ela sempre estará presente em nossas reuniões. Mas, o objetivo principal de nossas reuniões chamadas de Ciclo da Amizade é o de trazer em debate nossos pensamentos sobre temas que afloram nosso dia a dia.
A ideia é a de que a reunião ocorra uma vez por mês  na casa de cada  um dos participantes, participante esse que também se encarrega de escolher o tema e trazer o material para ser discutido. Como não poderia deixar de ser, nossa primeira reunião foi na casa de Luane e, em pleno dia do amigo, trouxe o tema Amizade  como ponto inicial  para o debate.
Como será que reconhecemos um amigo? Esse foi o primeiro questionamento a ser levantado . E não intimidou os participantes que começaram a contar casos de amizade e o misto de ingratidão, casos de amigos que pareciam ser para sempre , casos de amigos que nem mesmo o tempo e a distância afastaram, casos de pessoas invejosas que ameaçaram amizades duradouras, a difícil entrada no colégio novo e o desafio de se fazer novos amigos. Enfim, temas que nos levaram a refletir o quão importante e valiosa pode ser uma amizade. Se for verdadeira, ela pode ultrapassar o tempo, a distância e as brigas ao acaso.
Feito isso, outro tema tratado foi o Perdão, como nós perdoamos um amigo quando ele nos magoa? O grupo em meio a discussões, debateu que nem sempre uma briga é capaz de arruinar de vez uma amizade, mas se esta já se encontrar enfraquecida, com certeza ela se modificará.O importante nessas situações é sempre agir com o nosso dever de cristão e perdoar sempre!
E é claro que, a reunião do Circulo não ficou somente em debates dinâmicas aconteceram , entre elas um amigo secreto relâmpago: o que valia aqui não eram presentes ou bens materiais, a grande lembrança que o amigo secreto levaria seria um papel onde estariam escritas suas qualidades  e as coisas que fariam o seu amigo secreto ser seu amigo! Uma atividade divertida e que trouxe o espírito de união ao grupo!
Enfim, a nossa primeira reunião do círculo da amizade que trouxe como tema a amizade, foi muito produtiva e tratou de discutir esse bem tão valioso que temos em nossas vidas: o amigo!
Abaixo, a passagem  pela qual começamos nossa reunião refletindo e confiando que a cada dia mais Deus dará forças para que o Kairós seja uma corrente de amizade eterna.

 Uma boa palavra multiplica os amigos e apazigua os inimigos; a linguagem elegante do homem virtuoso é uma opulência.Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil.Se adquirires um amigo, adquire-o na provação, não confies nele tão depressa.Pois há amigos em certas horas que deixarão de o ser no dia da aflição..Há amigo que se torna inimigo, e há amigo que desvendará ódios, querelas e disputas;.há amigo que só o é para a mesa, e que deixará de o ser no dia da desgraça.Se teu amigo for constante, ele te será como um igual, e agirá livremente com os de tua casa..Se se rebaixa em tua presença e se retrai diante de ti, terás aí, na união dos corações, uma excelente amizade. Separa-te daqueles que são teus inimigos, e fica de sobreaviso diante de teus amigos.Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé.Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo.Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.(Eclesiástico 6, 5-14). 

Aline Rodrigues Imercio

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião para o grupo Kairós a respeito desse tema;D

Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Seguidores